HORA DE RECEBER RESTITUIÇÃO DO LEÃO.
Neste penúltimo lote, serão pagos R$ 5,7 bilhões a contribuintes com prioridade pela lei e para quem entregou a declaração até 19 de junho
Dinheiro cai na conta só na próxima segunda-feira (31)
GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO – 15/06/2020
A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24), às 9 horas, a consulta ao quarto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2020. O dinheiro será depositado na próxima segunda-feira (31).
Este quarto lote terá correção de 1,19% pela taxa básica de juros, a Selic. Os dois primeiros não tiveram correção, enquanto o terceiro lote foi corrigido em 1%. A partir do momento em que a restituição é disponibilizada ao contribuinte ela não é mais corrigida.
Leia mais: IR 2020: perdeu o prazo para entrega da declaração? Saiba o que fazer
Neste penúltimo lote, serão pagos R$ 5,7 bilhões, distribuídos entre 4.479.172 contribuintes da seguinte forma:
– 6.633 contribuintes idosos acima de 80 anos;
– 36.155 contribuintes entre 60 e 79 anos;
– 4.308 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
– 17.787 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e
– 4.414.289 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19/06/2020.
Até o ano passado, a Receita Federal pagava as restituições em sete lotes. Em 2020, a Receita reduziu para apenas cinco.
O 5º e último lote da restituição do IR 2020 será pago em 30 de setembro.
Caso não esteja neste lote de restituição, é possível entrar na página da Receita Federal e saber se há algum problema com a declaração. Caso haja, a Receita informa quais são as pendências e o contribuinte pode fazer a retificação da restituição.
Veja em detalhes como conferir se caiu na malha fina e como sair dela.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, terá de requerer a restituição depois por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Se o dinheiro da restituição não for creditado na conta que o contribuinte indicou na própria restituição, deverá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento:
telefone 4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
E fazer o agendamento do crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
PUBLICIDADE