Segundo uma nova estimativa, pode haver até um planeta parecido com o nosso para cada cinco estrelas semelhantes ao Sol na Galáxia
1 min de leitura

>Há cerca de 6 bilhões de planetas parecidos com a Terra na Via Láctea (Foto: NASA Ames/W Stenzel)
Pode haver até um planeta parecido com a Terra para cada cinco estrelas semelhantes ao Sol na Via Láctea — ou seja, quase 6 bilhões de mundos como o nosso. A estimativa, publicada no Astronomical Journal em maio, é resultado de uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Para ser considerado semelhante à Terra, um planeta deve ser rochoso, ter tamanho semelhante ao do nosso, e orbitar na zona habitável de sua estrela — que, por sua vez, deve ser do tipo G, o mesmo do Sol. “Nossa Via Láctea tem até 400 bilhões de estrelas, sendo 7% do tipo G”, diz Jaymie Matthews, coautor do estudo, em declaração. “Isso significa que, em nossa galáxia, menos de 6 bilhões de estrelas podem ter planetas semelhantes à Terra.”

“Estimar como diferentes tipos de planetas são comuns em torno de estrelas diferentes pode fornecer restrições importantes às teorias de formação e evolução de planetas, e ajudar a otimizar futuras missões dedicadas a encontrar exoplanetas”, disse Kunimoto.