O primeiro deles é “Tempo de horror” que é um diário que acompanha a propagação do coronavirus 19 em nível internacional, nacional e estadual.
O segundo livro é “Uma nova era” em que ele propõe 106 eixos para a administração pública municipal, estadual e nacional. Para isso fez um levantamento das carências nacionais e descobriu que temos municípios que não possui sequer um posto de combustível, um posto médico, que não possui agencia do correios, agencias bancarias, agua e esgoto ao mesmo tempo descobriu que tem 1247 municípios que estão ameaçados de retornarem a situação de distrito.
O terceiro livro faz um contraponto com idade média e a idade das trevas e propõe a idade da luz. Dentre as propostas de Chico Borges está o DUI (documento único de identidade) que é um cartão magnético que irá acompanhar o indivíduo do seu nascimento ao seu óbito, substituindo CPF, carteira de identidade, certidão de casamento e nascimento, carteira de trabalho, título de eleitor, cartão do sus, carta ou carteira de motorista, ficha policial, enfim tudo que diz respeito ao cidadão, a exceção do passaporte. A partir do levantamento geográfico, topográfico, climático e dos recursos naturais implantar nos 1247 municípios que hoje são considerados problemas a solução para a exclusão demográfica baseado no projeto João de barro, um projeto anteriormente proposto por Chico Borges, serão implantadas as cidades planejadas, de tal maneira que todos as cidades tenham as condições necessária ao desenvolvimento humano. Esses conjuntos habitacionais, contando com toda a infraestrutura, não poderão estar a mais de 1km do trabalho de seus moradores. Chico Borges ainda propõe o levantamento da flora e da fauna de todos os ecossistemas brasileiros, como pampa, pantanal, caatinga, amazônia e floresta amazônica, catalogando e identificando todos os vegetais e os animais desses ecossistemas e descobrir para que eles servem, quais serão aproveitado na alimentação humana, nos fármacos, ornamento, condimentos, perfumes, fibras, etc. Esse trabalho vai equivaler a dezenas de vale do silício. O cientista propõe ainda a substituição gradativa da energia fóssil por energia solar eólica de massa.
Segundo Chico Borges, 15 dias depois do controle da pandemia o livro estará disponível para o debate com cientistas, pesquisadores, economistas, professores, estudantes, sindicalistas, sociedade civil organizada, formadores de opinião, jornalistas e com os políticos. Chico Borges diz que a pretensão é de lançar uma ideia capaz de mudar todo sistema político econômico do planeta Terra, porém a sua obra poderá ser ampliada e melhorada com novas ideais surgidas nos debates.
O melhor jornal capixaba.