POLÍCIA
Novo Comandante da PM em Guarapari trabalha para reduzir índices da violência
Foto Manoel Alves
Tenente Cel PM Caus.
Numa entrevista exclusiva ao portal Imprensa Capixaba o novo Comandante da Policia Militar em Guarapari, Tenente Cel Emerson Caus, fala do árduo trabalho diário da Policia Militar para reduzir os índices de criminalidades numa cidade como Guarapari com seus mais de 120 mil habitantes.
Nascido em Vitória, o Tenente Cel Caus tem 27 anos de Policia Militar, dos quais já atuou em Guarapari em 2010 como Capitão e Major, tendo inclusive participado das reuniões do REPAS, depois atuou sempre prestando bons serviços em Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e por último estava em Venda Nova do Imigrante, de onde veio para Guarapari.



Já conhecedor da segurança pública em Guarapari, Cel Caus assumiu o comando do 10º Batalhão da Policia Militar no último dia 12 de maio com objetivo de reduzir os índices de criminalidade em Guarapari, principalmente de homicídios. “Estamos implantando diversas ações com esse objetivo e graças à Deus, já estamos obtendo bons resultados. Em março e abril foram 05 assassinatos em cada mês, maio já caiu para apenas um, e agora em junho, até o momento, não temos assassinatos em Guarapari”, afirma Cel Caus.
Segundo o Tenente Cel Caus, com um trabalho acirrado e contínuo no combate ao tráfico de drogas no município se elimina também outros crimes. “Muitos dos crimes sempre envolve droga. Pode ser um assassinato por acerto de contas, para assumir um ponto de distribuição de drogas, assaltam para ter o dinheiro para comprar a droga e por aí vai. Enquanto estamos atuando no combate ao tráfico, também conseguimos recuperar veículos roubados, recuperar motos roubadas, apreender armas, deter pessoas com mandato de prisão. Quando fazemos uma ação planejada, sempre colhemos bons resultados”, afirma Cel Caus.
Motos requer uma atenção maior
Para o Cel Caus as motos em Guarapari, como em outras cidades, requer uma atenção maior por parte da Policia Militar. “Precisamos estar atuando permanentemente com ações voltadas para as motos porque é um veículo muito usado para a prática de crimes pela facilidade em trafegar em qualquer rua e maior facilidade de fugir da polícia. Nessas abordagens, também recuperamos muitas motos roubadas. A maioria das vezes eles roubam as motos para praticar outros crimes, como assaltos, tráfico de drogas e para desmanche e venda das peças “afirma Cel Caus.