domingo, 28 fevereiro, 2021
  • Home
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
Rede Estado ES
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
No Result
View All Result
Rede Estado ES
No Result
View All Result
Home Brasil

CRISE AFETA A TODOS OS SEGMENTOS COMERCIAIS – Com a crise, 40% dos bares e restaurantes de São Paulo podem fechar – POSTADO 19.JUNHO.2020

Com a inadiplência brasileira chegando a casa de 70% e a falência do comércio em geral, bancos colocam cobradores via empresa de cobranças para ligar 20 ou 30 vezes, por dia, ameaçando devedores de colocar o nome no SERASA/SPC

junho 19, 2020
in Brasil, Cachoeiro de Itapemirim, CASTELO - ES, Cidades, CORONAVÍRUS, COVID-19, Destaques
CompartilharTwittarCompartilhar
Abrir O Campo De Busca
cerveja© Arquivo/Agência Brasil

ECONOMIA

Mais da metade dos estabelecimentos demitiram funcionários

Publicado em 19/06/2020 – 19:15 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 40% dos bares e restaurantes da cidade de São Paulo devem fechar permanentemente devido à crise provocada pela pandemia de covid-19, conforme avaliação dos empresários entrevistados. Apenas 11,9% disseram ter conseguido algum dos financiamentos anunciados pelo governo e 45,2% julgam necessária a obtenção de financiamentos a juros reduzidos.

Mais da metade dos estabelecimentos (57,1%) demitiram funcionários e 83,3% utilizaram a suspensão do contrato de trabalho durante a pandemia para manter equipes ou reduzir demissões. A redução de jornada e salário (45,2%) e férias coletivas (33,3%) foram as outras alternativas para manter parte ou toda a equipe empregada.

A maioria  (65,5%) dos empresários do setor avaliavam como prioridade a aprovação da Medida Provisória (MP) 936, que visa reduzir os impactos econômicos e as demissões durante a pandemia do novo coronavírus. A MP permite a redução de salários e da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato trabalhista, garantindo o pagamento de benefício emergencial do governo ao trabalhador. A pesquisa foi realizada no período entre 5 e 12 de junho, ou seja, antes da aprovação da MP.

Nove em cada dez (92,9%) empresários acreditam que, com a continuidade da pandemia, haverá recessão até o final do ano. Em 67% dos estabelecimentos, os empresários conseguiram negociar redução do aluguel. No entanto, 66,7% afirmaram que estão sendo cobrados pela média de consumo de energia elétrica dos meses anteriores à pandemia e 11,8% sofreram algum tipo de abuso, como juros abusivos, protesto sem aviso prévio e prazo curto para informar o consumo.

Em relação ao serviço de delivery, 73,5% estão trabalhando com entregas. Desses, 80% estão insatisfeitos com o atendimento dos aplicativos, como taxas abusivas e retirada de muitos estabelecimentos do sistema de entrega em horários de grande movimento, impedindo o cliente faça o pedido.

Reabertura

Em 57,5% dos casos, os empresários mostraram-se cautelosos e preferem pressionar para abertura mais gradual e segura; 25,9% concordam em não pressionar e esperar pela decisão das autoridades ou aguardar o arrefecimento da pandemia com a diminuição do risco de contágio e com clientes mais seguros para frequentar os estabelecimentos; e 19% desejam a abertura imediata.

Sobre a expectativa dos entrevistados, 70,2% estão preparados para a reabertura e 26,2% ainda não, sendo que, dentre esses, 13,1% justificam o risco de não haver clientes pelo receio de contaminação.

Edição: Liliane Farias

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Estado recebe doação com mais de 60 mil kits de testes de captura de antígeno para auxiliar no enfrentamento da Covid-19

Estado recebe doação com mais de 60 mil kits de testes de captura de antígeno para auxiliar no enfrentamento da Covid-19

Palestra abre ciclo de capacitações da Esesp 2021

Palestra abre ciclo de capacitações da Esesp 2021

Pronatec Jovem Fic EaD prorroga inscrições até quinta-feira (25)

Pronatec Jovem Fic EaD prorroga inscrições até quinta-feira (25)

Governador Casagrande recebe nova diretoria da Ascamves

Governador Casagrande recebe nova diretoria da Ascamves

Redes sociais

  • Home
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas