Thaís Monteiro
8 de abril de 2020 – 06h56m
Nesta terça-feira, 7, a equipe internacional do BuzzFeed anunciou aos funcionários da operação brasileira que o BuzzFeed Brasil pode encerrar suas atividades caso não encontre um parceiro comercial até 30 de abril. De acordo com Matt Drinkwater, SVP Internacional da companhia, a decisão vem seguida da crise econômica global causada pela pandemia do novo coronavírus e mudanças recentes na liderança da empresa. Também foi comunicado ao BuzzFeed Brasil uma redução “significativa” de salário.
Em junho de 2019, BuzzFeed Brasil se tornou parceiro de mídia do Theatro Municipal de São Paulo. (Crédito: divulgação)
BuzzFeed Brasil reformula equipe de conteúdo
“Obviamente, essa foi uma decisão difícil e algo que não queríamos fazer. Estamos enfrentando desafios econômicos sem precedentes. O que torna ainda mais difícil é que construímos marcas incríveis e um público massivo e leal no Brasil”, disse o executivo, ao Meio & Mensagem.
No entanto, Drinkwater afirma que a empresa já está em negociações com potenciais parceiros. O objetivo, segundo consta em email que Matt enviou à equipe brasileira, é identificar empresas animadas com o potencial e futuro do negócio. No comunicado, o executivo abre espaço para que os próprios funcionários indiquem contatos.
“Para ser claro, vocês fizeram um trabalho tremendo e construíram uma marca BuzzFeed muito forte, mas a crise econômica global causada pela pandemia do coronavírus requer que encontremos um parceiro para seguir em frente. Como Jonah (Jonah Peretti, fundador e CEO do BuzzFeed) mencionou, nós estamos fazendo tudo o que podemos para minimizar nossos prejuízos e proteger nosso negócio a longo prazo, e nós não tivemos crescimento significativo ou sustentável depois de mudanças recentes na liderança que fizemos entrando nessa crise”, afirmou o executivo, no email. Atualmente, o BuzzFeed Brasil conta com 35 milhões de visitas únicas em suas propriedades, incluindo redes sociais, em cinco anos de operação.
“O Brasil é fundamental para o BuzzFeed”